Qual o melhor modelo de patinete motorizado para comprar?

Encontrar um patinete motorizado para comprar muitas vezes não é uma tarefa fácil, com a variedade de modelos no mercado, sempre temos que primeiro pensar para qual será sua utilização, seja para um presente ou para uso próprio deixo aqui algumas explicações de cada modelo, para que a decisão seja mais fácil.

Modelos e tipos de patinetes

Os patinetes são uns veículos que consistem em uma plataforma alongada sobre duas rodas e uma barra de direção, com a qual os patinadores deslizam depois de empurrar com um pé no chão ou com a ajuda de um motor elétrico.

Encontramos diferentes tipos e modelos de patinetes:

patinete motorizado

- Patinetes tradicionais

Eles baseiam-se nos primeiros patinetes que foram produzidos de forma artesanal em madeira com rodas de borracha, e o seu impulso era dado por um dos pés do usuário.

- Patinetes dobráveis

Mais tarde, foram feitos patinetes com materiais mais fortes, tais como o alumínio, alterando as antigas rodas de pneus por material sintético. Neste sentido, eles começaram a construir patinetes dobráveis para que não ocupassem muito espaço e poderiam ser levados nos transportes públicos.

- Patinetes Esportivos

Eles são usados para fazer acrobacias e são mais conhecidos como freestyle (patinete de estilo livre em Inglês). Eles são mais leves do que modelos convencionais e com melhor design.

- Patinetes motorizados

Eles foram desenvolvidos para uso como um meio de transporte urbano. Eles têm um design esportivo, estão equipados com um motor elétrico, tem uma estrutura de aço/alumínio totalmente dobrável, suspensão dianteira/traseira e pequenas rodas de diâmetro 4 ".

- Patinetes motorizados todo terreno

Tem as mesmas características do anterior, mas com as rodas grandes de diâmetro 10" que podem se mover por qualquer tipo de superfície, para ser usado em excursões

- Patinete motorizado infantil

Eles são equipados com um pequeno motor elétrico, geralmente, de 120 W, esta potência reduzida é para proteger aos menores. Eles podem ser de três rodas ou duas, dependendo do equilíbrio da criança.

Como no artigo sobre viajar de carro com crianças, vocês já sabem que todo o cuidado com eles na estrada ou na rua, é pouco, e o mesmo se refere aos patinetes.

- Patinete motorizado aprovado 

Conta com um design aprovado pelas normas que lhes permitem mover-se como outros veículos de pequenas cilindradas. Incorporando luzes dianteiras e traseiras, espelhos, tacômetro e outros requisitos para a aprovação

E qual patinete motorizado comprar?

patinete motorizado usado

Tal como acontece com qualquer compra, a coisa mais importante é saber que tipo de uso que vai ser dado ao patinete em questão.

Isto é, se nós vamos usar na cidade, é mais aconselhável optar por um patinete dobrável e uma alta velocidade, ao passo que se deseja comprar para circular no campo, escolheremos um dos patinetes todo terreno que nos permitem mover-se em áreas mais complicadas.

Além disso, devemos considerar as características do patinete como o espaço que ocupa, a sua velocidade, seu equipamento, rodas ...

A este respeito, você deve saber alguns termos como ABEC que é o índice que se aplica nos rolamentos. Quanto maior o número de ABEC, melhor velocidade de rotação. É melhor optar por uns rolamentos tipo ABEC 5 pelo menos para proporcionar maior deslizamento e conforto.

Outro dos fatores que devemos analisar é a dureza e o diâmetro das rodas.

Uma 75A roda é uma roda macia que oferece maior conforto, mas desgasta-se mais rapidamente, enquanto que uma 85A será mais dura, terá um contato mais reativo com o solo e um desgaste mais lento.

Por seu lado, o diâmetro das rodas está indicado com o tamanho das rodas. Quanto maior for o diâmetro das rodas, mais confortável será o patinete.

Finalmente, devemos revisar as suspensões, já que são os elementos que fazem com que o patinete aguente os impactos.

A suspensão dianteira proporciona conforto dos braços com asfalto irregular e vibração no convés, enquanto a roda traseira reduz a vibração nas pernas.

Espero que com essas dicas, você consiga escolher um bom patinete, não esqueça que sempre pode ter um boa opção nos modelos de segunda mão nos sites como Usadobrasil, principalmente se é presente para uma criança, já que crescem rápido e muitas vezes fica encostado num canto.