Estão espiando meu smartphone?

Oi pessoal, no nosso mundo online muitas vezes temos muitos mitos ou verdades, eu não sou ninguém para dizer para vocês o que é real e o que não é, mas resolvi passar por aqui para deixar umas dicas legais que vi por internet, falando sobre quando alguém “grampeia” ou não o seu celular, creio que vale a pena se informar, não é? Ainda que seja por precaução, espero que vocês gostem!

Na internet circula os rumores que para ver se temos o nosso smartphone "grampeado" ou hackeado basta digitar o seguinte, *#06# e conseguiremos descobrir. Ao realizar essa ação, vamos retornar o nosso número IMEI associado exclusivamente ao nosso terminal e não a outro. Para que consigamos compreender melhor, o número IMEI, que é composto de 15 dígitos (somente números) é como o DNI do nosso celular é único e exclusivo para esse dispositivo em particular.

No "mito" é dito que, se digitando o código *#06#, mostra-nos o número IMEI de 15 dígitos e se eu o seguido a ele aparece alguns zeros (00, 000) aparecem, é que o nosso terminal está grampeado e estão espiando tudo o que fazemos no nosso celular.

Mais detalhadamente, também dizem que se aparecem 2 zeros extras (00) após o original de 15 dígitos, estão espionando somente as chamadas e se aparecem 3 zeros (000) além das chamadas, também estão vendo outros dados como fotos, vídeos, contatos, etc.

 

Isso seria horrível se fosse verdade, porque de acordo com especialistas no campo da alta tecnologia, dizem que isso é simplesmente um "boato falso" viral que voa pela Internet como uma pólvora. Segundo eles, isso é completamente falso e que não é possível porque, em primeiro lugar, quando querem nos espiar, não intervêm o próprio telefone, mas fazem isso com a linha, isto é, o nosso número da linha do celular.

Isso faz sentido, porque efetivamente, do ponto de vista de quem quer espiar (polícia, detetives, sócio desconfiado, parceiro que é ciumento, etc) o que importa é intervir na linha, independentemente do dispositivo que você está usando, porque se faz dessa maneira, não teríamos problemas em caso de que você mude de aparelho. Em resumo e, na prática, "grampear" o aparelho e não a linha, serviria de pouco por ser uma solução temporária porque a cada instante estamos mudando de aparelho.

Além disso, os especialistas em tecnologia de telefonia móvel, asseguram de que se é adicionado mais dígitos para o aparelho celular (15 IMEI + 2 ou 3 zeros), este iria parar de funcionar, porque seria rejeitado pela própria rede e pela antena da empresa de telefonia. Sendo assim sabemos que tanto faz se você compra um celular usado em sites como Usadobrasil, e muitos outros disponíveis na rede, ou opta por um novo, a situação será igual para ambos.

E este código; o que é que é e para que serve? O código *#06#, é um código que nos permite descobrir facilmente e rapidamente, o que é o IMEI do nosso terminal. Da mesma forma que você também pode fazer na maioria dos aparelhos, através da "configuração, definições ..." conforme cada dispositivo e o sistema operacional que esteja instalado. Para mais informações sobre esse código, você pode ver neste link http://en.wikipedia.org/wiki/USSD

Explicando tudo isso, devo esclarecer que, existem no mercado muitos spyware (cavalos de Tróia, malware, ...) que sim que estão pensados e desenvolvidos exclusivamente para a finalidade de coletar e roubar dados dos aparelhos, tais como imagens, vídeos, contatos, conhecer a nossa localização , etc. Isso é bem conhecido pelo grande número de notícias que saem a cada momento, sobre roubo de informações de celebridades, empresários, etc. Mas com respeito às escutas de chamadas de voz, isso é feito por outros procedimentos mais complexos e disponível apenas para alguns especialistas em informática ou forças de segurança (polícia, agências de inteligência, etc).

Você ficou mais tranquilo ou tranquila depois de ler este artigo?

Se não for assim, você também pode tentar inserir o código e ver o que aparece. Eu já fiz e no meu não me saem esses “zeros” a mais. Calma... É BRINCADEIRA :-)